sábado, 14 de maio de 2011

Montagem Photoshop


                             A construção das cidades

            São João del Rei, como a maioria das cidades brasileiras, vive infelizes políticas do governo. Sua população, em grade número está na periferia, habitando locais irregulares, o que coloca em risco a vida muitas pessoas
           Na tentativa de favorecer seus superiores, “maus arquitetos e urbanistas”, aqueles não por vocação, mas pela especulação, acabam acelerando o processo de destruição da cidade de São João Del Rei, pelos maus elaborados projetos de arquitetura e urbanismo e prejudicando toda a cidade, que no futuro, irá trazer grandes problemas aos moradores e turistas da cidade. Existem poucas áreas de preservação ambiental em São João, assim, a grande poluição, principalmente a do ar, quase imperceptivelmente, agride a parte histórica da cidade, como antigas igrejas e casarões.
            Uma forma de proteção desse acervo histórico seria a preservação da pouca área verde que existe,a migração de centro dos negócios do centro histórico para outra região e claro, as devidas providencias para redução da poluição do ar, com campanhas e a mobilização das pessoas e indústrias. A Prefeitura de São João Del Rei deve se preocupar em realizar projetos arquitetônicos e urbanísticos não somente no centro histórico, mas também nas periferias, onde há uma maior população carente, principalmente de segurança, saneamento básico, alimentação, educação, etc.
            De acordo com a revista Veja: “O alarme da periferia está soando em alto e bom som. As periferias
estão ficando mais inchadas, mais violentas e mais pobres. De acordo com um estudo publicado pelo
economista Hamilton Tolosa, do Conjunto Universitário Cândido Mendes, se o Brasil crescer a taxas
moderadas, de 4% a 5%, durante uma década, as desigualdades sociais tendem a melhorar em todo o país, mas devem piorar consideravelmente nos grandes centros urbanos e, em particular, nas áreas metropolitanas. ‘As autoridades precisam agir logo. A bomba está estourando agora’, diz o urbanista brasileiro Jonas Rabinovitch, uma autoridade mundial em cidades”

Bibliografia:
Veja. A explosão da periferia. Brasil. Edição 1684- 24 de janeiro de 2001.

Arquitetura e Urbanismo UFSJ

Hello World!